Seguidores

sábado, 6 de outubro de 2012

Mujin hanbai - Vendas em barracas sem atendentes

 Curiosidades do Japão
Mujin hanbai – sistema de vendas em barracas sem atendentes - Os ocidentais sempre se mostraram surpresos e espantados com este sistema japonês de venda de mercadoria nos dias de hoje. Funciona!
Isto faz parte da cultura e tradições dos japoneses.  Virtudes como confiança, integridade, honestidade são emanados desde a tenra idade, fazendo parte da educação do povo japonês, há gerações.



O território japonês é pequeno. Por isso mesmo, mais de 70% dos produtos agrícolas consumidos no país são importados. A produção interna abastece o mercado com verduras, legumes e frutas, normalmente em saquinhos contendo porção para uma família de 2 a 3 pessoas.
Nos supermercados além da variedade de produtos, separados e embalados por peso, encontramos caixas eletrônicos com scaner, que facilita a checagem de preço de verduras e frutas frescas, reduzindo o trabalho de etiquetagem destas mercadorias, e facilitando na rápida passagem dos caixas eletrônicos.


Também em alguns supermercados estão instalados caixas eletrônicos sem atendentes, ou seja, o próprio cliente manuseia a caixa registradora e efetua o pagamento.


Recentemente, as lojas de conveniência KONBINI também passaram a vender verduras, legumes, frutas, ovos, em pequena quantidade, facilitando os clientes por estar atendendo 24 horas por dia.
Temos empresas como ITOYOKADO, que tem um serviço de atendimento online, onde o cliente escolhe a mercadoria e recebe em casa. O serviço é mediante cadastro. Ideal para mães com bebês pequenos, pessoas idosas que não tem facilidade de locomoção e outros, facilitando a vida. Quem tiver interesse poderá acessar este link http://www.itoyokado.co.jp/net/index.html


Barracas de vendas sem atendente – Mujin hanbai - 
Não se trata de máquinas automáticas que vendem produtos, encontrados em qualquer lugar do Japão. As barracas de vendas sem atendentes, 無人販売 【むじんはんばい】, conhecidas como MUJIN HANBAI, são barracas de construção bem simples, onde são colocados mercadorias, normalmente verduras e frutas frescas para venda. O comprador escolhe a mercadoria, e coloca no lugar indicado (um prato, uma bacia, uma caixa) o dinheiro correspondente à compra e vai embora. Ninguém atende neste tipo de comércio.
São agricultores locais, que logo de manhã, deixam verduras frescas para vendas. No final da tarde, recolhe o dinheiro arrecadado.  Qual a garantia de que os vendedores não serão roubados, ou que receberão de seus compradores? Neste aspecto não existe nenhuma garantia para os donos das barraquinhas. Eles contam apenas da honestidade dos clientes (muitas vezes desconhecidos), qualidade essa que os japoneses prezam muito.

Este sistema de vendas é muito antigo. Lavradores e agricultores, muito ocupados não tinham tempo para ficar vendendo as mercadorias que muitas vezes não são aceitas nos grandes mercados por estarem fora do padrão de estética, peso, cor ou outro requisito solicitado. Alguns produzem para consumo familiar e o excedente é colocado à venda, para gerir fundos para a compra de novas sementes.
No interior do Japão é muito comum encontrar estas barracas, mas nas cidades também encontramos. Em Nerima, Tokyo, por exemplo, os comerciantes tem uma homepage com mapa indicando onde podemos encontrar estas barracas.

Mapa com a localização de barracas de vendas de verduras em Nerima, Tokyo * http://yasai.nerima-web.com/allma/

Os ocidentais sempre se mostraram surpresos e espantados com este sistema japonês de venda de mercadoria nos dias de hoje. Funciona! Isto faz parte da cultura e tradições dos japoneses.  Virtudes como confiança, integridade, honestidade são emanados desde a tenra idade, fazendo parte da educação do povo japonês, há gerações.
Em conjunto com os aparatos ultra modernos e tecnológicos de vendas no Japão, encontramos também este sistema de vendas baseados na simplicidade, na humildade, na gentileza.




21 comentários:

  1. QUE MÁXIMO, COLEGA SANDRA!!
    MUITO LINDAS ESSAS TRADIÇÕES.
    AQUI NO BRASIL, SE DEIXAR ASSIM "DANDO SOPA", "CRIA PERNAS" RAPIDINHO... KKK
    ADOREI A POSTAGEM, AS IMAGENS E INFORMAÇÕES.
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA! :)

    ResponderExcluir
  2. Fantástico Sandra!

    O desenvolvimento e cultura de um país se fortalece pela educação e disciplina das pessoas.
    Um maravilhoso exemplo para os povos de todos os países do mundo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sandra,

    Eu adoraria que fosse possível implantar um sistema desses aqui! Infelizmente, no momento não é, como sabemos, rsrs. Mas eu sou otimista, pois assim como a minha família se adequaria ao sistema imediatamente, outras também o fariam, quero dizer, aqui também há muita gente honesta e íntegra, o que falta e que sejam a maioria.

    Beijo e boa semana, querida!

    ResponderExcluir
  4. Ah! Como o Brasil está longe dessa dignidade! Aqui com todo controle, policiamento e câmaras ocultas, ainda assim roubam-se... Imagino se implantarmos tal sistema. Só depois de muita educação e de uma distribuição de renda igualitária! Parabéns aos orientais!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra: que maravilha de post! Como ocidental,fiquei de boca aberta com esta prova de confiança,impensável do lado de cá.Os japonese são mesmo um povo muito especial.
    Bj
    Márcia

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandra!
    Parabéns pela postagem!
    Eu sempre me encantei com a cultura oriental, com a educação baseada em bons valores morais.

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir
  7. Acho linda a cultura de vocês.
    Todos que vocês fazem é com carinho e dedicação.
    Parabéns para vocês.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandra, muito interessante a questão das barracas onde estão à disposição dos consumidores as frutas e legumes, onde cada um pega o que deseja, paga e vai embora. Certamente isso é cultural, de milênios.
    O Brasil é um país jovem, tem pouco mais de 500 anos e foi colonizado por várias etnias e, da miscigenação surgimos nós e deveríamos ensinar a conduta japonesa para todos, mas é complicado, serão necessários muitos "500 anos" para resolver isso.
    No caso das frutas e legumes variados em pequenas porções já embaladas, pesadas e com o preço também encontramos aqui o que para mim facilita muito pois fica complicado comprar pequenas porções separadas e mesmo assim, 300 gramas de legumes rendem quatro refeições.
    As culturas são diferentes, mas o coração é igual!
    Tenham um lindo domingo!
    Beijinhos,
    Beth

    ResponderExcluir
  9. Sandra...Admirável essa relação de produtor e consumidor ter como base a honestidade!!

    Aqui no Brasil, encontramos sim, pessoas honestas e justas, que criam seus filhos com ética, respeito e consideração pelo próximo, porém, tenho certeza que ninguém arriscaria deixar seus produtos sozinhos...certamente não sobraria nem o "pau da barraca"...rsrrs...acho que estamos longe desse tipo de relação de confiança. A começar pelos corruptos de colarinhos brancos, passando para as propagandas enganosas, etc, etc... honestidade, infelizmente não é um valor em destaque por aqui!!!

    Tenha um ótimo final de semana!!

    beijinhos,

    Lígia e turminha ✿⊱╮"

    ResponderExcluir
  10. Estou encantada com sua postagem!!!
    Acho fantástica a cultura desse povo...
    Deve ser maravilhoso viver num lugar como este,onde a honestidade, a confiança é a base de um convívio. Parece um sonho!
    Como gostaria de conhecer o Japão! És privilegiada por viveres aí.
    Abraços! Um linda e abençoada semana pra ti.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra!
    Muito legal e que exemplo para o mundo todo.
    Parabéns pela postagem e imagens.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Sandra
    Que surpreendente postagem.
    É invejável a cultura japonesa.
    Uma utopia instalar essa modalidade de comércio aqui.
    Honestidade anda longe daqui em tudo. Talvez nos tempos das nossas avós teria dado certo.
    Lembro-me na minha infância no sítio em que os vizinhos vinham trazer jacas ou rãs limpos para trocar com verduras que a minha mãe cultivava.Não era relação de compra mas uma relação inusitada de amizade que não envolvia dinheiro.

    Um lindo dia para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oiiii Sandra, que post bacana! infelizmente aqui no Brasil esse sistema não é possível, uma pena!
    Eu sigo uma religião oriental, sou fascinada pela cultura.
    Grata pela sua visita e seja sempre bem vinda.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos
    O Paraíso do Amor

    ResponderExcluir
  14. Meu coração fica feliz quando você me visita
    Meu blog fica lindo com seu comentário
    Minha semana é bem mais feliz quando tenho noticias de você.
    Meu coração agradece quando você me carinha
    com suas doces palavras.
    Sua amizade é muito importante para mim,
    pois meu blog ilumina com sua presença.
    Uma semana na paz e na luz carinhosamente,Evanir.

    ResponderExcluir
  15. Que MARAVILHA!
    Já pensou se todos nós, pudéssemos agir assim?!
    Para nós, brasileiros, apenas um sonho colorido...
    Feliz Semana, querida Sandra!
    Obrigada por compartilhar esse belo exemplo de viver!
    Beijosssssssssss.........

    ResponderExcluir
  16. Que coisa maravilhosa. E que confiança precisa-se ter. Os japoneses tem muito o que ensinar para nós ocidentais. Um beijo amiga Sandra. Lindo post.

    ResponderExcluir
  17. Olá querida amiga, Sandra!
    Nós aqui no Brasil sabemos que um dia a modernidade chegará, o problema é que quando chegar, aí já será coisa do passado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Sandra, que prazer conhecer a mãe da Nina.

    Já sou tua seguidora antiga, caso não me encontre, vá nos últimos seguidores sem as fotos e com certeza me encontrará. Não entendo o pq de em alguns blogs acontecer isso.
    Querida, acho que vou morar no Japão kkkk

    Que exemplo de honestidade e cidadania né?

    Bjssss e parabéns pela filha e pelo blog.

    Ah! Caso não me encontre , me avise ok?

    ResponderExcluir
  19. Oi Sandra,
    Que interessante,não tinha visto ainda esse tipo de coisa.Diferente e prático,tudo depende da cultura né?rs
    abraço,=)

    ResponderExcluir
  20. NOSSA AMIGA QUE TUDO...MARAVILHOSO...
    É O MUNDO QUE EU SEMPRE...SONHEI...
    OBRIGADA POR NOS MOSTRAR ISSO...
    BJOS
    MANU...

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog! Que mundo maravilhoso! Adoraria morar num lugar onde todos respeitam uns aos outros. Não é questão de posses ou de educação. Caráter, honestidade e desejar o melhor para nossos irmão é dever de todos!
    Beijos,

    ResponderExcluir

Deixe o seu ♥♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...