Seguidores

domingo, 1 de janeiro de 2012

Saudades....


"Vale a pena ler de novo"

Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades...
Sinto saudades de amigos que nunca mais vi,
de pessoas com quem não mais falei ou cruzei...
Sinto saudades da minha infância,
do meu primeiro amor, do meu segundo, do terceiro,
do penúltimo e daqueles que ainda vou ter, se Deus quiser...
Sinto saudades do presente,
que não aproveitei de todo,
lembrando do passado
e apostando no futuro...
Sinto saudades do futuro,
que se idealizado,
provavelmente não será do jeito que eu penso que vai ser...
Sinto saudades de quem me deixou e de quem eu deixei!
De quem disse que viria
e nem apareceu;
de quem apareceu correndo,
sem me conhecer direito,
de quem nunca vou ter a oportunidade de conhecer.

Sinto saudades dos que se foram e de quem não me despedi direito!
Daqueles que não tiveram
como me dizer adeus;
de gente que passou na calçada contrária da minha vida
e que só enxerguei de vislumbre!

Sinto saudades de coisas que tive
e de outras que não tive
mas quis muito ter!
Sinto saudades de coisas
que nem sei se existiram.

Sinto saudades de coisas sérias,
de coisas hilariantes,
de casos, de experiências...

Sinto saudades do cachorrinho que eu tive um dia
e que me amava fielmente, como só os cães são capazes de fazer!

Sinto saudades dos livros que li e que me fizeram viajar!

Sinto saudades dos discos que ouvi e que me fizeram sonhar,

Sinto saudades das coisas que vivi
e das que deixei passar,
sem curtir na totalidade.

Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o que...
não sei onde...
para resgatar alguma coisa que nem sei o que é e nem onde perdi...

Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades
Em japonês, em russo,
em italiano, em inglês...
mas que minha saudade,
por eu ter nascido no Brasil,
só fala português, embora, lá no fundo, possa ser poliglota.

Aliás, dizem que costuma-se usar sempre a língua pátria,
espontaneamente quando
estamos desesperados...
para contar dinheiro... fazer amor...
declarar sentimentos fortes...
seja lá em que lugar do mundo estejamos.

Eu acredito que um simples
"I miss you"
ou seja lá
como possamos traduzir saudade em outra língua,
nunca terá a mesma força e significado da nossa palavrinha.

Talvez não exprima corretamente
a imensa falta
que sentimos de coisas
ou pessoas queridas.

E é por isso que eu tenho mais saudades...
Porque encontrei uma palavra
para usar todas as vezes
em que sinto este aperto no peito,
meio nostálgico, meio gostoso,
mas que funciona melhor
do que um sinal vital
quando se quer falar de vida
e de sentimentos.

Ela é a prova inequívoca
de que somos sensíveis!
De que amamos muito
o que tivemos
e lamentamos as coisas boas
que perdemos ao longo da nossa existência...
Clarice Lispector

65 comentários:

  1. A Clarice foi uma escritora sensível, soando até um pouco depressiva, mas seus escritos são fortes e cheios de mistérios.
    Saudade é um sentimento que só se encontra em corações sensíveis e as Saudades daqui estão sensivelmente belas.
    Gostei do teu blog e agradeço a gentileza da visita ao meu.
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Reescrevendo minhas palavras, vi que cometi alguns erros de digitação...rsrs.

    Sandra, foi uma alegria te receber lá no Rabiscos e saber que deseja caminhar comigo aqui nesse delicioso mundinho chamado blogosfera.
    Agora, a alegria foi maior ainda nesse momento em que ao retribuir tua visita, encontro algo tão lindo, tão tocante...fiquei a flutuar nas palavras, viajando, me encontrando em todas elas.
    Quanta sensibilidade em sua escolha.
    Amei!!

    Gostaria também de ficar por aqui, será que posso?

    Desejo um 2012 de plenas realizações, muita paz, luz, alegrias e MUITO AMOR em sua vida.

    Beijos com carinho.

    Agora vai...rsrs

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA SANDRA,
    SAUDADE É UM SENTIMENTO BONITO, MAS DÓI MUITO.

    TENHA UM FELIZ 2012, OBRIGADA POR SEU CARINHO E AMIZADE!

    UM GRANDE BEIJO DA AMIGA,
    ANDRÉA..♥

    ResponderExcluir
  4. Querida Sandra
    Linda postagem. Prefiro pensar na saudade como lembrança de coisas boas, momentos de alegria que vivi com as pessoas que estão longe.
    Ainda bem que esta palavra não está inserida no nosso compartilhamento. Embora distante o seu país
    sempre estamos tão perto para comunicar-mos.
    FELIZ ANO NOVO
    AKEMASHITE OMEDETÔ GOZAIMASU.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga guardo com ternura e saudade os momentos mágicos que ao longo do meu caminho vão tocando o meu coração. Desejo-lhe um excelente 2012.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Querida Sandra,
    Linda e emocionante postagem.
    Passei para deixar o meu carinho e
    Um beijinho no seu coração de
    Verena

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Obrigada pela visita,seu blog é muito bonito.Espero que o ano de 2012 seja repleto de muita paz e harmonia.Que Deus te ilumine sempre.
    Beijos se cuida

    ResponderExcluir
  8. Olá querida amiga !!!!

    Maravilhosa esta postagem !!!
    Sou fã de Clarice, acho que ela consegue descrever com muita beleza e verdade aquilo que vai em nossos corações !!!
    Aproveito para desejar um 2012 belíssimo para você e sua família, com muita paz, saúde, amor, sucesso e alegrias e agradecer pela amizade e por estar sempre presente me ajudando no blog com suas participações !

    Grande beijo !!!

    ResponderExcluir
  9. É perfeito como ela descreve tanta vida...

    ResponderExcluir
  10. Agradeço o carinho e cordialidade
    que recebi nessa passagem de Ano.
    Todas as palavras não
    expressa meu carinho e gratidão.
    Obrigada por tanta sensibilidade de coração
    muito feliz venho agradecer.
    Uma linda semana a primeira de 2012.
    Beijos carinhos.
    Evanir.

    ResponderExcluir
  11. Sandra querida, sei que estou atrasada mas, venho lhe desejar um Feliz Ano Novo pra você e toda sua família, com muita sáude, paz, amor, realizações e alegrias. Que Deus abençoe cada dia de sua vida e de sua família!!
    Obrigada pelo carinho lá no blog!!

    Beijos, Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  12. Sandra que lindas palavras. Desejo que tenha um feliz ano novo, cheio de coisas boas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sandra. Estou aqui para desejar um Feliz Ano Novo, com paz saúde e muitas realizações. Vc ficou linda de mamãe noel! Adorei. Esse poema de Clarice é belo! Especial para começar o ano. Estava com saudades de vc e Nina. Felicidades... bjos.

    ResponderExcluir
  14. AUlá.. aubrigada por votar em mim!!
    acho uma otima ideiia.. se vc colocar me manda pra eu votar nela!! :)
    lambeijoaks
    Kiwi e Kaki

    ResponderExcluir
  15. Lindo o seu blog e linda postagem,obrigada por estar seguindo o meu... Só hj que deu para fazer umas visitinhas e,com certeza virei mais vezes.

    ABRAÇO CARINHOSO E FRATERNAL ...

    GIOVANA

    ResponderExcluir
  16. lindo texto, adoro Clarice Lispector^^ bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Sandra
    Obrigada pelo seu carinho,também desejo que 2012,
    traga muita felicidade,saude, paz, e amor,para si e toda a sua familia.
    Parabéns pelo lindo texto,adorei.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  18. Olá sandra....

    Passei para agradecer por me receber tão bem no meu bixano....Sua Nina é uma fofura, que olhos mais lindos ela tem...

    Feliz 2012...

    Bjinhossss

    Meubixano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ola Sandra, tudo bem?
    2012 cheios de saúde e amigos pra voce!
    BOA POSTAGEM.
    Quem não tem saudades do passado não teve passado!

    ResponderExcluir
  20. Sandra BOM ANO

    A saudade é sinal que vivemos e não deixamos apenas passar a vida, mas até as saudades boas por vezes doem...

    Obrigada pela visita ao meu cantinho.

    Um beijinho e um sorriso..:))))

    ResponderExcluir
  21. Oi San

    um texto lindo este. saudade para mim sempre é bom, se temos saudades é por que foi bom.

    Esta semana irei comemorar 1 ano de blog, gostaria de te fazer um pedido se puder, visitar meu último post e deixar por lá uma palavra que a defina.

    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ola amiga ,
    espero tenhas passado bem as festas!!Que seu ano seja repleto de alegrias...beijocas mil

    ResponderExcluir
  23. Olá! (((Feliz Ano NOVO))))
    Vim, para pegar este selinho, q está no cabeçalho e "trocar"!
    Este mimo...q vc ganhou, q tem Feliz Natal, é bonito!...vou levar também!rsrs
    Bye!

    ResponderExcluir
  24. oi Sandra, vim agradecer a tua visita no meu blog...seja bem vinda !

    Adoei esse sininho aqui no teu blog, uma amiga blogueira tb tem ele....é uma delicia ouvir....

    linda msg a do post...Clarice lispector é D+

    beijo
    Grasi
    adrooolilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. saudade é um tormento pra mim.Mas a vida trás ela até a gente vez em quando.
    beijo grande Sandra

    ResponderExcluir
  26. Olá!!!Lindo o seu blog...não tive tempo de explorar ainda,mas o pouco que vi amei.De muita sensibilidade e poético...
    Obrigada pela visitinha no meu cantinho.Já estou te seguindo!!!
    Beijinhos...
    Mirian

    ResponderExcluir
  27. oi minha amiguinha do outro lado do mundo , feliz 2012!!!!
    vim deixar muitos beijos com perfume de fresias e lavandas , passa la no meu blog e veja as flores que deixei para voce!!!!
    regina iara

    ResponderExcluir
  28. Que a fé e a esperança anda de mãos dadas, bem juntinho de você.
    Esta esperança é nossa esperança. É com esta fé em Deus que
    estou para 2012.
    É com esta fé que nós seremos capazes de transformar esse mundo se cada um de nos
    fizermos nossa parte.
    E a esperança não ilude, porque o amor de
    Deus foi derramado sobre todos nos.
    Esta luta do filho de Deus não anda de mãos dadas com renúncias e tristezas,
    e sim de esperança num amanhã mais feliz.
    Um feliz final de semana.
    O primeiro de 2012.
    Muita paz muito amor para você.
    Beijos no coração.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  29. Oi Sandra,

    saudades de você...
    Lindo o texto! Chega uma fase da vida que a saudade vira nossa companheira de todas as horas.

    Sandra, vim te desejar um 2012 iluminado, cheio de saúde e paz no coração!

    Que nossas palavras encurtem as distâncias, resgatem nossos sentimentos e nos torne pessoas melhores.

    Beijos

    Leila Rodrigues

    ResponderExcluir
  30. OI Sandra lindo post.
    A saudade dee apertar bastante né?
    Como deve ser dificil estar ai e querer (talves) estar aqui!
    Tenho uma prima que mora ai no japao tbm, há 10 anos
    Vou estar sempre por aqui.
    Beijos de luz e fique a vontade em meu cantinho

    ResponderExcluir
  31. Não sentimos saudades de coisas ruins. Sentir saudades é prova de que teve bons momentos na vida. Clarice, sensibilidade ímpar! Bom fim de semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  32. Lindo texto Sandra!
    saudade é como uma dor, ela bate fundo!!!!!
    vim agradecer teu recado fofo na postagem do meu aniversario de casamento!
    E vc hein! 31 anos, que bacana! o tempo voa...

    Obrigada pelo carinho, bjus!!

    ResponderExcluir
  33. Muito obrigada pela visita e por seguir o blog! Já tô te seguindo! Lindo teu blog! Volta sempre viu! Ótimo domingo! Bjo no coração!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroptafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  34. Escolheu belíssima mensagem para retratar a entrada de um novo ano, escolhe bem, nada melhor que algo que nos faça olhar novamente para dentro de nós mesmos e que nos ajude a nos reencontrar!

    Parabéns pelo blog, magnífico!

    Abraços renovados e felicidades em 2012!

    ResponderExcluir
  35. olá, que mensagem .. e v já conhece Mauj? blogueiro e tb noJapão como vcs .. muito feliz com mais uma amizade, quer dizer , 3 amizades virtuais .. bjks LIN

    ResponderExcluir
  36. Sandra viemos desejar uma excelente semana pra você!!

    Beijos, Néia e Nikita:)

    ResponderExcluir
  37. Sandra! Eu adorei teu blog!Obrigada pela participação no meu, deu-me a oportunidade de estar aqui, tudo lindo demais, um astral perfeito, amei muito e esse poema de Clarice Lispector é um grito de cada coração, caminhamos tanto e tudo passa tão rápido que o que vamos deixando ou o que nos deixa, fica gravado como lembranças que deixam saudades, viver é isso, ir em frente, impossível não sentir saudades das esquinas por onde passamos, amamos, fica conosco a saudade..bjinhos, flor, boa semana, seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  38. Oi Sandra,
    Obrigada pela visitinha...Seja bem vinda!! Espero vê-la sempre por lá. Estarei sempre por aqui também, pois adorei seu cantinho!! O poema é lindo...e quanto ao que você comentou lá no blog, posso até imaginar...quanta coisa legal deve ter por aí...num país tão lindo, muitas tecnologias e criatividade do povo!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  39. Sandra, estou MUITO feliz com sua visita! Seja sempre benvinda. Olha, ter dengue é ruim demais. Não desejo a ninguem. Por isso o meu pavor de ver mosquitos por perto.

    Sobre seu tema SAUDADE... que sentimento grandioso, ele faz chorar de alegria e de dor, de vontade de voltar ao tempo, de abraçar, de dizer mais palavras amigaveis e de amor, de pedir perdão ou desculpas, de ter aproveitado mais ou por ter aproveitado muito, de etapas da vida nossas e de quem tanto amamos. Saudades... deve ser uma das palavras mais bonitas que inventaram e não há definição precisa, mas que se precisa sentir e exteriorizar.

    Então, agora, "tu me cativas", sentiremos saudades uma da outra.


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Maravilhoso seu post.
    Estou de volta depois de uns dias ausente. Tudo de bom em 2012!
    Desejo uma semana imensa de coisas boas. Obrigada pelo carinho da amizade...Um abraço!

    ResponderExcluir
  41. Ôi! Tô aqui p/te desejar um ótimo início de semana e também te convido p/ver o post de hoje,09/01, é muito importante, pois estou participando de uma campanha e te convido a participar se quiseres! Bjão!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  42. Sandra,
    Agradeço a visita ao meu bloguinho!
    Fique à vontade lá, a casa é sua. É humilde,mas tem muito carinho e cheirinho de café com pão de queijo,rs.
    Adorei seu blog e já estou te seguindo. =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Sandra querida

    obrigada pela sua palavra, Amizade é uma linda palavra.

    Se não for pedir muito, dê um pulinho lá novamente, você está no meu post de hoje. Beijos!

    ResponderExcluir
  44. Minha amiga passei pra desejar uma boa semana e deixar um beijinho.
    Maria

    ResponderExcluir
  45. San, vim lhe agradecer a visita e dizer que já estou lhe seguindo. Saudades só as têm que viveu cada dia intensamente. Bjos.

    ResponderExcluir
  46. Sandra.
    Obrigada pela visita, as palavras de carinho e sua presença no meu cantinho(Aleatoriamente).
    O texto é muito bonito, profundo e cheio de sentimento, amei te ler.

    Beijinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  47. Obrigada pela visita em meu blog, adorei o seu e estou te seguido.

    ResponderExcluir
  48. Olá!

    Obrigado por aparecer lá no conjecturas e deixar seu carinho. Achei tudo lindo e convidativo aqui. Gostei da sua definição de saudade!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  49. A saudade mesmo que nos traga algum desconforto, faz parte da vida, de nós. Recordar é bom, apesar de tudo...

    Kiss

    ResponderExcluir
  50. Olá Sandra

    Adorei seu blog e já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também!!!
    Uma ótima semana à vc.

    BJ00000000000......................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir
  51. Olá Sandra, vim retribuir sua visita ao meu blog. Nossa, vc está no Japão, uma distância absurda, minimizada pela blogsofera. Que bom!

    Fiz uma postagem para homenagear o aniversário do blog da Van. Depois confira: http://patymichele.blogspot.com/2012/01/blog-da-semana.html

    bjs

    ResponderExcluir
  52. Olá querida Sandra!
    Obrigada pela visita,amei muito.
    Também sinto saudades de tanta coisa,até de coisas que nunca tive.
    Volte sempre por aqui, voltarei sempre,amei seu cantinho,beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  53. Sandra, que espaço agradável este seu. Adorei aqui. Quero te oferecer meu selo 'este blog é show', está no final do blog, onde tem outros selos que também pode trazer, se gostar.

    Uma sempre superlegal pra você.

    *obrigada!*beijos*

    http://contosdarosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Sandra,obrigada pela visita...adorei...

    seu blog é mesmo como vc diz..."um coração batendo no mundo"....é pura emoção...

    peço licença pra lhe seguir....

    meu abraço...

    Zil

    ResponderExcluir
  55. Ola Sandra,

    Agradeço sua visita em meu blog, grata amiga, e entrei no seu cantinho pra ficar...Beijos e sejas muito bem vinda...

    ResponderExcluir
  56. Sandra querida,
    Adorei te receber em meu blog,espero que possa voltar mais vezes e que esse seja o primeiro de muitos contatos,que vc faça parte do time de amigas que encontrei aqui nesse mundo blogueiro.
    Coisa mais linda esse texto,Clarice é sempre maravilhosa mesmo.
    E esse espaço então,tão calmo,tranquilo,gostei muito e estou te seguindo também.
    Abração querida e um ano de 2012 maravilhoso pra vc,=)

    ResponderExcluir
  57. Oi Querida!!
    Obrigada pela visita.
    Amei seu blog.
    Aqui me aportei...
    Vi vários rostinhos conhecidos entre seus seguidorees.
    Me senti em casa.
    Um beijo..com carinho..

    ResponderExcluir
  58. Olá Sandra! Obrigado por visitar meu blog, fiquei encantada com seu cantinho e pretendo vim aqui visitar-la sempre! =D Ah.. coloquei o selinho do seu blog em meu blog, tudo bem? Espero que possamos enlaçar uma agradável amizade virtual! Fica em paz! Abração! *-*

    ResponderExcluir
  59. Olá Sandra Minha Querida Amiga!!!

    Saudade de Você...
    Espero que esteja tudo bem, Feliz 2012...

    Lindo texto, amo Clarice....

    Noite de Paz para Você!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderExcluir
  60. ...olá!...vim pelo link de sua "fotinha", rsrs...
    é q por coincidência, a minha poesia de hoje, é "Saudades". Vim ler a sua!
    Bye!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  61. Olá Sandra,

    Fico feliz que você tenha chegado até aqui por intermédio da VAN, uma pessoa encantadora. Espero que fique e que possamos desenvolver uma grande amizade.

    Esta mensagem de Clarice é muito linda.
    Gosto especialmente quando ela diz:

    "Sinto saudades das coisas que vivi
    e das que deixei passar,
    sem curtir na totalidade".

    Adorei o seu espaço e já estou seguindo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  62. É verdade a gente só sente saudade por que tem sentimento! Por isso tem pessoas que não sentem saudade de nada, essas são desprovidas de sentimentos...
    Um texto fantástico!

    Abraços

    ResponderExcluir
  63. oi Sandra,

    fico feliz que tenha gostado do meu cantinho,
    o Somente amor,é um lugar para receber amigos queridos,
    seja muito bem vinda,
    por aqui já me acomodei e fiquei,
    minha porta está sempre aberta,
    venha para conversarmos mais...

    beijinhos
    vou sair uns dias mas não me demoro

    ResponderExcluir
  64. San queridam

    vim agradecer-te. Muitíssimo obrigada por sua presença abrilhantando e animando minha festinha. Por seu carinho e amizade de sempre.

    Obrigada! Um beijo

    ResponderExcluir
  65. Que lindo, amiga! Não conhecia este texto da Clarisse! Parabéns lindinda, pela escolha...
    Saudades é um sentimento de um desejo imenso de reviver momentos que foram importantes nas nossa vidas...Oras, nos faz sorrir, oras, nos faz chorar...
    Beijocas e abraços carinhosos!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu ♥♥♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...